Leo Xambão faz apelo contra concessão da água e cobra posicionamento do prefeito


O vereador Leo Xambão voltou a se posicionar de forma firme contra a possível concessão dos serviços de água em Bom Jesus do Itabapoana. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o parlamentar classificou a medida como uma “catástrofe” e fez um apelo direto à população e ao prefeito Paulo Sérgio Cyrillo.

Durante a manifestação, o vereador alertou principalmente os moradores da zona rural atendidos pelo SAAE. Segundo ele, a taxa mínima atual gira em torno de R$ 25,00, mas, com a privatização, poderia chegar a aproximadamente R$ 68,00 — valor que ainda poderia dobrar com a cobrança do tratamento de esgoto.

“Ou seja, mais de quatro vezes a taxa mínima que você paga hoje”, afirmou.


Leo Xambão também mencionou moradores atendidos pela CEDAE, destacando que, embora a empresa vencedora do certame possa apresentar tarifa inicial menor, existem, segundo ele, inconsistências no edital que poderiam resultar em pedido de reequilíbrio econômico-financeiro no futuro.

“E adivinha quem vai pagar essa conta? Você, eu e toda Bom Jesus do Itabapoana”, declarou.

Outro ponto enfatizado foi o prazo da concessão, que pode chegar a 35 anos. Para o parlamentar, trata-se de um período longo demais para transferir a gestão da água à iniciativa privada.

Ao final, Leo Xambão pediu que o prefeito reavalie a participação do município no consórcio e no processo licitatório, afirmando que “Bom Jesus pede socorro”.

A declaração gerou repercussão nas redes sociais e ampliou o debate sobre o futuro do abastecimento de água no município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maçonaria marca presença no desfile de 15 de agosto em Bom Jesus do Itabapoana

Vereador Fabrício Cadei se posiciona contra aumento de imposto e cobra revisão imediata: a administração pública deve priorizar a transparência e a sensibilidade social, evitando onerar ainda mais os cidadãos:

Dr. Gino Martins Borges Bastos é homenageado pela Loja Maçônica Acácia de Guaçuí