Sua Saúde é um Direito! Por Que Lutar Por Ela Quando é Negada?

Dr Ziraldo Tatagiba Rodrigues 
 
A saúde é um dos bens mais preciosos que temos e, no Brasil, é um direito fundamental de todos, garantido pela nossa Constituição. Seja através do Sistema Único de Saúde (SUS) ou de um Plano de Saúde particular, você tem o DIREITO DE RECEBER o TRATAMENTO NECESSÁRIO para manter sua qualidade de vida.

No entanto, muitas vezes, as pessoas enfrentam a triste realidade da negação de um tratamento, medicamento, cirurgia ou exame essencial. Quando isso acontece, é comum sentir-se desamparado e sem saber o que fazer. Mas é aí que entra a importância de lutar pelos seus direitos!

Você paga mensalmente seu plano de saúde esperando ter cobertura para quando precisar. Imagine descobrir que seu procedimento CIRÚRGICO URGENTE FOI NEGADO, ou que o MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO para sua DOENÇA CRÔNICA não será fornecido. Frustrante, não é? Mas porque isto ocorre? Geralmente, os planos alegam que o procedimento não está no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que é um tratamento experimental, ou que há carência a cumprir.

Ocorre que muitas essas negativas são abusivas e contrariam a lei. A Justiça entende que, se seu médico prescreveu algo como essencial para sua vida, o plano de saúde deve cobrir. Ao lutar, você garante não só seu tratamento, mas também ajuda a fortalecer o direito de outros consumidores que podem passar pela mesma situação. 

Seu "não" pode se transformar em um "sim" na Justiça!

Quanto ao SUS é fato que é um sistema grandioso, feito para atender a todos, gratuitamente. Mas, infelizmente, é comum ouvir sobre longas filas para consultas e cirurgias, falta de medicamentos nas unidades de saúde ou a demora para realizar exames cruciais, e as negativas às vezes ocorrem, por questões de falta de recursos, infraestrutura ou burocracia, mas sendo um sistema público e universal, o SUS tem o dever de garantir o acesso à saúde. 

Se um tratamento ou medicamento é comprovadamente necessário para a sua saúde e não está sendo oferecido em tempo hábil, você pode e deve buscar seus direitos. A luta individual pode pressionar o sistema a melhorar e a atender a demanda, beneficiando toda a comunidade. 

É o seu direito de ter acesso à saúde de qualidade, independentemente da sua condição financeira. Sua saúde é um direito, e lutar por ela é um ato de cidadania!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maçonaria marca presença no desfile de 15 de agosto em Bom Jesus do Itabapoana

Empresário Evandro de Carvalho Moreira é instalado como Venerável Mestre da Loja Maçônica Obreiros do Vale do Itabapoana

Leandro Smith Correia é empossado como novo Venerável da Loja Maçônica Moreira Guimarães