Casagrande vai a Brasília e pede solução negociada para evitar prejuízos ao Espírito Santo


O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), esteve em Brasília nesta semana para uma reunião com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, com o objetivo de buscar uma solução negociada para o impasse criado pela decisão dos Estados Unidos de aplicar tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros.

Casagrande reforçou seu apoio à postura firme do presidente Lula, que estuda aplicar a chamada Lei da Reciprocidade contra os norte-americanos, mas defendeu uma saída diplomática. “Estamos do lado do Brasil, mas queremos proteger a economia capixaba com diálogo, não com confronto”, afirmou o governador.

A pauta da reunião com Alckmin foi clara: evitar uma guerra tarifária que possa prejudicar setores estratégicos do Espírito Santo, como o de rochas ornamentais, celulose, aço, café e minério — todos fortemente dependentes do mercado americano. O governador lembrou que quase 30% das exportações do estado têm como destino os Estados Unidos, o que torna o Espírito Santo um dos mais vulneráveis aos impactos dessa crise comercial.

Segundo Casagrande, o Ministério do Desenvolvimento está atuando com responsabilidade e buscando apoio de empresários capixabas e brasileiros para abrir caminhos de diálogo direto com o governo norte-americano. O prazo para a aplicação das tarifas é 1º de agosto, o que exige pressa e articulação.

“É hora de agir com estratégia. O presidente Lula tem razão em defender a soberania nacional, mas precisamos pensar nos empregos e na economia dos estados exportadores. Um duelo de tarifas só traria perdas para todos os lados”, disse Casagrande após o encontro.

A visita do governador à capital federal reforça a posição do Espírito Santo como estado comprometido com o equilíbrio, a diplomacia e o desenvolvimento responsável.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maçonaria marca presença no desfile de 15 de agosto em Bom Jesus do Itabapoana

Empresário Evandro de Carvalho Moreira é instalado como Venerável Mestre da Loja Maçônica Obreiros do Vale do Itabapoana

Leandro Smith Correia é empossado como novo Venerável da Loja Maçônica Moreira Guimarães